terça-feira, 28 de setembro de 2010

Hoje tem aula!

Para aqueles que já andaram por aqui, respondo que hoje haverá encontro aula com a Turma B!
Até mais!

domingo, 26 de setembro de 2010

Os resumos viajaram comigo

Oi pessoal, como disse acima os resumos viajaram comigo. Somente isto. Não pude ler nem uma frase. O evento foi muito possessivo. Não pude mesmo. Chegava tão cansada no hotel que desmaiava. Em breve publicarei impressões detalhadas do evento, com fotos e tudo, no blog do LAPIS http.://lapisfurg.blogspot.com

Vamos ver o que posso fazer a partir de amanhã ok. Vejo como solução adiar uma semana a entrega definitiva do esboço, relativo ao 3o. bimestre.

Aproveitei bastante o evento e até fiz uma saída de campo num teleférico. Vi o mundo da copa de árvores gigantes. Dominei o pânico para não assustar os alunos que foram comigo. Me superei. Foi lindo!

Espero que estejam todos bem, pensando aí no problema de pesquisa e dando conta de aprender como se faz. Vocês são capazes de chegar lá. E não se assustem. Isto acontece com o tempo de maturação das idéias. Por isso, o importante é começar e levar à sério.

Saudade de vocês! Abraços!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

De 22 a 24/Set não estarei na Furg

Vou apresentar produção de pesquisa no IV Colóquio de Pesquisadores da Educação Ambiental da Região Sul - CPEASUL.

Na medida do possível acessarei meus e-mails e o nosso blog.

Participo que os resumos dos autores abaixo foram recebidos. Entregarei revisados na próxima semana ok. Parabéns pela responsabilidade.
Anzolin & Holz
Friedrich & Cagol
Gonzales & Berevegaray & Wedig
Krapiec & Lara
Pimmel & Pozzer
Silva & Camargo
Sutil & Carissimi
Ethur & Pires
Gasparin & Lotti
Hirsch & Castro
Mançaneira & Schuster
Santos & Roncato
Silva Jr.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

OPS, não vou poder ir encontrar vocês

Olá pessoal, infelizmente não poderei encontrá-los hoje. Por favor, trabalhem na atividade postada sobre o resumo ok.

Espero ficar bem logo, porque já estou com saudade de vocês.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ESTOU MELHOR DE SAÚDE

Comunico que estou melhor e que já retomei minhas atividades. Próxima semana, aula normal. Normal, força de expressão, porque não acredito em aulas normais. Essa palavra Normal, me lembra sempre da série Os Normais.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Escrevendo o RESUMO EXPANDIDO

Atividade Extraclasse do dia 9 de setembro: o dia em que a professora não compareceu por motivo de saúde.

Esta atividade serve para as duas turmas. É um modelo descritivo.

Primeiros passos para organizar as idéias, escrevendo...

(Podem ler um livro muito legal a respeito disto: "Escrever é precisso...", de Mário Osório Marques. Consta de nossa bibliografia)

Mãos à obra...

RESUMO EXPANDIDO (espaço simples, fonte 12, Times New Roman)

Título (mesmo que provisório. Depois podem mudar. Nem pensar em dar como título: Trabalho de Metodologia, heim!? O título precisa fazer referência ao conteúdo e ser atrativo.)

Nome dos autores: sobrenome em maiúsculo, seguido das iniciais dos primeiros nomes. Cada nome deve conter nota de rodapé, indicando curso, instituição, e-mail.

Área de estudo: refere-se à área de estudo que escolheram para analisar o problema. Ou a área disponível no evento, para onde enviarão o resumo, que mais se adequar ao estudo de seu resumo.
Palavras-chave (termos mais importantes entre as idéias que quer reunir a respeito do problema e/ou da resolução. Máximo 4)

Introdução: descreva o que levou a escolher este assunto. Por que ele é importante e merece atenção. Se já realiza estudo a respeito, onde, com quem e a quanto tempo. Isto é, qual é o contexto: espaço, tempo e sujeitos envolvidos.

O problema: descreva-o em um parágrafo no máximo, com objetividade. Indo direto ao ponto.

Fundamentação teórica: informações e argumentos, científicos, com Referência, a respeito dos conceitos envolvidos para descrever, denunciar e validar a existência do problema. Aqui você precisa de obras e autores de referência da área, pesquisas já realizadas e propostas de resolução já testadas, etc. Cada um irá aprofundar como puder. A qualidade deste item será dada pelo esforço e condições de cada um. Lembre-se de que este item não pode ocupar todo o resumo. É preciso sintetizar e mostrar o que é mais importante fundamentar, focando o problema. Informações periféricas em excesso, que desencaminham as idéias centrais, podem levar à falta de objetividade. Isto é, podem distanciar dos objetivos da pesquisa.

Objetivos: definir aqui no mínimo 3 objetivos gerais (os específicos ficam para depois) que digam respeito a descobrir coisas (quais?) a respeito do problema identificado, a propor soluções e a contribuir para o debate a respeito do mesmo.

Metodologia: Definir se estes procedimentos pendem mais para a Pesquisa Qualitativa ou para a Quantitativa e qual o (os) autor (es) que sustentam esta escolha. Definir quais procedimentos utilizou para chegar a estas idéias e quais pretende utilizar para dar continuidade, como para a identificação do problema (epistemológico, institucional e pedagógico), para interagir com os sujeitos envolvidos, para delimitar o espaço (lugar onde o problema acontece) e o tempo (história do problema e envolvidos), para alcançar os objetivos, para analisar os resultados. Exemplos de procedimentos: observação, entrevistas, questionários abertos ou fechados, revisão bibliográficas e outros. Estes já servem para começar.

Resultados (parciais ou finais): apresentar os resultados obtidos até o momento, com relação ao alcance dos objetivos e a análise crítica possível.

Considerações finais ou Conclusão: aqui serão apresentadas as impressões gerais de toda a caminhada. Dependendo do estágio de desenvolvimento da pesquisa poderão ser elaboradas algumas hipóteses (com base nos resultados parciais) ou propostas de resolução do problema já testadas, fundamentadas (com base nos resultados finais).

Referências: aqui serão relacionados textos e autores citados no resumo. Ver normas depois.

*******************

Espero que com este exercício vocês se sintam aptos a dar continuidade à realização de nosso cronograma de estudos. Estarei aguardando os resumos, por e-mail, até a próxima quinta-feira.

Bom trabalho! Sei que são capazes!

domingo, 5 de setembro de 2010

Dia 6 de setembro

Comunico que neste dia não estarei na FURG. Qualquer contato, por favor faça por e-mail. Estarei trabalhando em casa.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Notícias: Rede Nacional em Saneamento Ambiental
















quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Orientação para inscrição no MPU

Quem desejar inscrever resumo no MPU e já possuir um orientador ou orientadora, poderá utilizar o mesmo resumo para a disciplina. Poderei examiná-lo antes da inscrição, se enviado para o meu e-mail virginiamachado@furg.br, com três dias de antecedência do prazo limite para a inscrição.