Destinado a organizar o ensino da disciplina Metodologia Científica das Ciências da Saúde Turmas de 2010.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Hoje tem aula!
Até mais!
domingo, 26 de setembro de 2010
Os resumos viajaram comigo
Vamos ver o que posso fazer a partir de amanhã ok. Vejo como solução adiar uma semana a entrega definitiva do esboço, relativo ao 3o. bimestre.
Aproveitei bastante o evento e até fiz uma saída de campo num teleférico. Vi o mundo da copa de árvores gigantes. Dominei o pânico para não assustar os alunos que foram comigo. Me superei. Foi lindo!
Espero que estejam todos bem, pensando aí no problema de pesquisa e dando conta de aprender como se faz. Vocês são capazes de chegar lá. E não se assustem. Isto acontece com o tempo de maturação das idéias. Por isso, o importante é começar e levar à sério.
Saudade de vocês! Abraços!
terça-feira, 21 de setembro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
De 22 a 24/Set não estarei na Furg
Na medida do possível acessarei meus e-mails e o nosso blog.
Participo que os resumos dos autores abaixo foram recebidos. Entregarei revisados na próxima semana ok. Parabéns pela responsabilidade.
Anzolin & Holz
Friedrich & Cagol
Gonzales & Berevegaray & Wedig
Krapiec & Lara
Pimmel & Pozzer
Silva & Camargo
Sutil & Carissimi
Ethur & Pires
Gasparin & Lotti
Hirsch & Castro
Mançaneira & Schuster
Santos & Roncato
Silva Jr.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
OPS, não vou poder ir encontrar vocês
Espero ficar bem logo, porque já estou com saudade de vocês.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
ESTOU MELHOR DE SAÚDE
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Escrevendo o RESUMO EXPANDIDO
(Podem ler um livro muito legal a respeito disto: "Escrever é precisso...", de Mário Osório Marques. Consta de nossa bibliografia)
Mãos à obra...
RESUMO EXPANDIDO (espaço simples, fonte 12, Times New Roman)
Nome dos autores: sobrenome em maiúsculo, seguido das iniciais dos primeiros nomes. Cada nome deve conter nota de rodapé, indicando curso, instituição, e-mail.
Palavras-chave (termos mais importantes entre as idéias que quer reunir a respeito do problema e/ou da resolução. Máximo 4)
Fundamentação teórica: informações e argumentos, científicos, com Referência, a respeito dos conceitos envolvidos para descrever, denunciar e validar a existência do problema. Aqui você precisa de obras e autores de referência da área, pesquisas já realizadas e propostas de resolução já testadas, etc. Cada um irá aprofundar como puder. A qualidade deste item será dada pelo esforço e condições de cada um. Lembre-se de que este item não pode ocupar todo o resumo. É preciso sintetizar e mostrar o que é mais importante fundamentar, focando o problema. Informações periféricas em excesso, que desencaminham as idéias centrais, podem levar à falta de objetividade. Isto é, podem distanciar dos objetivos da pesquisa.
Objetivos: definir aqui no mínimo 3 objetivos gerais (os específicos ficam para depois) que digam respeito a descobrir coisas (quais?) a respeito do problema identificado, a propor soluções e a contribuir para o debate a respeito do mesmo.
Metodologia: Definir se estes procedimentos pendem mais para a Pesquisa Qualitativa ou para a Quantitativa e qual o (os) autor (es) que sustentam esta escolha. Definir quais procedimentos utilizou para chegar a estas idéias e quais pretende utilizar para dar continuidade, como para a identificação do problema (epistemológico, institucional e pedagógico), para interagir com os sujeitos envolvidos, para delimitar o espaço (lugar onde o problema acontece) e o tempo (história do problema e envolvidos), para alcançar os objetivos, para analisar os resultados. Exemplos de procedimentos: observação, entrevistas, questionários abertos ou fechados, revisão bibliográficas e outros. Estes já servem para começar.
Resultados (parciais ou finais): apresentar os resultados obtidos até o momento, com relação ao alcance dos objetivos e a análise crítica possível.
Considerações finais ou Conclusão: aqui serão apresentadas as impressões gerais de toda a caminhada. Dependendo do estágio de desenvolvimento da pesquisa poderão ser elaboradas algumas hipóteses (com base nos resultados parciais) ou propostas de resolução do problema já testadas, fundamentadas (com base nos resultados finais).
Referências: aqui serão relacionados textos e autores citados no resumo. Ver normas depois.
Espero que com este exercício vocês se sintam aptos a dar continuidade à realização de nosso cronograma de estudos. Estarei aguardando os resumos, por e-mail, até a próxima quinta-feira.
Bom trabalho! Sei que são capazes!
domingo, 5 de setembro de 2010
Dia 6 de setembro
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Notícias: Rede Nacional em Saneamento Ambiental
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